O horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos às eleições, que começou no dia 19 de agosto, termina na próxima quinta-feira, dia 2 de outubro. Grande parte das principais emissoras de rádio do país separaram suas grades durante a transmissão da propaganda política obrigatória, mantendo suas programações via internet. Havendo segundo turno, o programa poderá retornar às rádios até o dia 11 de outubro.
O processo eleitoral tem o rádio como um meio importante na disseminação das campanhas dos candidatos aos cargos públicos que estarão em disputa no próximo dia 5. Cada coligação é responsável por seus programas, sendo que o tempo de cada candidato/partido varia conforme o tamanho das coligações. O papel das emissoras foi garantir a execução desses dois horários que totalizam 50 minutos cada, com emissoras geradoras para cada região do país.
A internet foi transformada em uma importante alternativa ao horário político transmitido via FM e AM. Grande parte das principais emissoras de rádio do país separaram suas grades durante a transmissão da propaganda política obrigatória, executando suas programações tradicionais via internet enquanto as transmissões terrestres (FMs e AMs) (Veja mais clicando aqui: http://tudoradio.com/noticias/ver/11598-panorama-radio-segue-com-a-sua-programacao-normal-atraves-da-internet-durante-o-horario-politico e aqui:http://tudoradio.com/noticias/ver/11810-panorama-radios-de-outras-grandes-cidades-tambem-nao-transmitem-horario-politico-na-internet)
Essa prática não é uma novidade desse período eleitoral, porém hoje ganhou força com o aumento do acesso ao conteúdo radiofônico via internet e também em dispositivos móveis. A propaganda eleitoral é obrigatória para a transmissão via FM e AM das 07h00 às 07h50 e também das 12h00 às 12h50 (de segunda a sábado).
Em caso de segundo turno, a data-limite para o início do novo horário eleitoral gratuito é 11 de outubro, 15 dias antes do pleito. O horário termina no dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno. Na hipótese de ocorrer segundo turno, os blocos de 20 minutos no rádio e na TV serão distribuídos igualitariamente entre os partidos ou as coligações dos candidatos concorrentes, iniciando-se por aquele que teve maior votação e alternando-se essa ordem a cada programa.
Fonte: Tudo Rádio